domingo, 25 de agosto de 2013

28/08 - "Aleluia, Gretchen" - Era Vargas


No dia 28 de agosto (quarta-feira), o Ciclo volta com uma sessão do núcleo de História do Brasil na Sala P.F. Gastal, (Av. Pres. João Goulart, 551 – 3° andar Usina do Gasômetro, Porto Alegre). 

A sessão terá início às 19h. Apresentaremos o filme "Aleluia, Gretchen" e contaremos com a palestra de Marcos Luft sobre a Era Vargas.



"Aleluia, Gretchen", de Sylvio Back, é um filme de 1976 que trata da saga de uma família de imigrantes alemães que, fugindo do nazismo, vem se radicar numa cidade do Sul do Brasil por volta de 1937, quando Getúlio Vargas era o presidente do Brasil. Tiveram que fugir porque o pai da família teve idéias liberais, mas todos os outros eram ainda fiéis ao nazismo. Às vésperas e durante a Segunda Grande Guerra, membros da família se envolvem com a Quinta Coluna e o Integralismo.

Na década de 50, graças a ligações perigosas com o rescaldo da guerra, os Kranz são visitados por ex-oficiais da SS em trânsito para o Cone Sul (também conhecida como Schutzstaffel, a SS foi organizada com o objetivo de ser a tropa de proteção pessoal de Adolf Hitler e se tornou, mais tarde, uma das maiores organizações nazistas).

O terceiro longa-metragem de Sylvio Back traz a marca da controvérsia política que marcaria a obra do cineasta catarinense. Para mostrar as ligações da Ação Integralista Brasileira com o Terceiro Reich, ao longo de quatro décadas, o diretor recorre a uma linguagem tão polêmica e ousada quanto o próprio tema. Realizado durante a ditadura militar, em 1976, o filme permanece como um dos pontos altos na carreira de Back, inspirado nas suas memórias e origens culturais.


FICHA TÉCNICA
Título Original: Aleluia, Gretchen
Gênero: Drama
Lançamento (Brasil): 1976
Distribuição: Embrafilme
Direção: Sylvio Back
Roteiro: Sylvio Back, Manoel Carlos Karam, Oscar Milton Volpini
Produção: Embrafilme
Fotografia: José Medeiros


2 comentários: