Histórico do Ciclo

         O projeto consiste em um ciclo de filmes e palestras voltados para o vestibular, que relacionam-se com os principais temas da disciplina de História que compõe os conteúdos da prova do vestibular da UFRGS.

     O ciclo é composto por obras cinematográficas, selecionadas pela Comissão Organizadora e dispostas em uma programação de forma temática e cronológica, sendo um filme por sábado. Após a exibição do filme, é realizada uma palestra, ministrada por um ou dois palestrantes, com o objetivo de explorar e aprofundar o assunto abordado pela película em sua relação com o vestibular. Nesse sentido, o cinema é utilizado como um recurso pedagógico, que possibilita a articulação de diferentes linguagens por parte do palestrante, visando explicitar de maneira didática os conteúdos relacionados à temática selecionada.

     Os palestrantes são professores, graduandos e pós-graduandos do curso de História, principalmente da UFRGS, mas não exclusivamente. Alguns palestrantes são convidados pela Comissão Organizadora, e outros são selecionados a partir de um edital de seleção de palestrantes divulgado entre os estudantes de História da UFRGS e em demais universidades. A seleção de palestrantes é realizada pela Comissão Organizadora, e proporciona uma oportunidade de experiência profissional de suma importância para os estudantes de graduação em licenciatura ou bacharelado em História.

     O História no Cinema para Vestibulandos possui este blog na Internet, que tem sido desenvolvido com o objetivo de aprimorar as vias de comunicação entre os organizadores do evento e o público. O sítio consiste em uma ferramenta central, principalmente para a divulgação do evento e da programação, bem como para a publicação de informações e de materiais utilizados pelos palestrantes durante o evento. O ciclo também é divulgado através de outras ferramentas virtuais, como redes sociais (Facebook) e e-mail. A divulgação do evento também é realizada através de cartazes e panfletos, principalmente em escolas de Ensino Médio, cursos pré-vestibulares e na UFRGS.   

   O História no Cinema para Vestibulandos foi durante alguns anos uma ação de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (PROREXT), que tem sua execução anualmente desde 2004. A ação de extensão foi coordenada pela Profª Drª Claudia Wasserman do Departamento de História da Universidade. Até o ano de 2010, o ciclo transcorreu sempre na Sala Redenção, no Campus Centro da UFRGS. Em 2011, devido à conjuntura que se apresentou, a Comissão Coordenadora optou por fazer a proposta passar por uma reformulação. Sendo assim o ciclo foi exibido de 2011 a 2012 no CineBancários, em parceria com o SindiBancários, em 2013 e a comemoração de 10 anos de projeto a coordenação do ciclo exibiu os filmes de história geral no CineBancários e os filmes de história do Brasil na sala PF- Gastal, sala que se localiza no 3 andar da usina do gasômetro, desde 2011 todos os filmes e palestras têm entrada gratuita e o ciclo é executado de forma autônoma, pelos estudantes, em parcerias sem fins lucrativos com as salas de cinema.

     
Objetivos

     O projeto História no Cinema para Vestibulandos possui um duplo objetivo, que contempla princípios norteadores da Universidade. Por um lado, o evento consiste em uma ponte entre a UFRGS e a comunidade, aprofundando essa relação com a promoção de uma maior democratização do conhecimento produzido na Universidade ao proporcionar, através da relação entre o cinema e a História, recursos que auxiliem o público a se aproximar das temáticas e a se preparar para o vestibular. Simultaneamente, o HCV também gera uma oportunidade de qualificação na formação profissional em âmbito acadêmico para os estudantes da UFRGS, pois possibilita a de atuação como palestrante para alunos de graduação e de pós-graduação do curso de História.Em 2011, o recorte temático da programação consistiu nos séculos XIX e XX, devido à grande proporção de questões de vestibular sobre esses conteúdos, em 2013, separou-se as temáticas em História Geral e História do Brasil, e realizou-se o Ciclo em duas salas distintas, simultaneamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário