terça-feira, 4 de junho de 2013

12/06 - "Xica da Silva" - Brasil Colônia e Escravismo

Quarta-Feira, dia 12/06,  damos início ao núcleo de História do Brasil deste ano, na sala P.F. Gastal!

O filme escolhido é Xica da Silva (Cacá Diegues, 1976), que dará espaço para uma discussão sobre Brasil Colônia e EscravismoA sessão, seguida de palestra, tem início às 19 horas,  e acontecerá na quarta-feira, dia 12 de junho, na P.F. Gastal , com entrada gratuita.



12/06 –  Quarta-Feira, 19 hrs - P.F. Gastal
Temática: Brasil Colônia e Escravismo 

Palestrantes: Bertha Lohmann,  graduanda em História pela UFRGS,  e Gabriel Torelly, mestrando em Educação e ensino de História.

Ambientado na segunda metade do Século XVIII, o filme reconta de maneira romântica a história real de Chica da Silva - escrava nas Minas Gerais, onde ficavam as minas mais ricas do país, Chica (ou Xica, no filme) desenvolve um relacionamento amoroso com João Fernandes (Walmor Chagas), representante da Coroa Portuguesa no Brasil, que faz dela Rainha dos Diamantes. A Coroa Portuguesa logo descobre dos excessos de João e envia um emissário à Colônia, intendendo impedir que a influência de Xica cresça no Brasil.

Não somente a personagem foi considerada um símbolo da emancipação negra e feminina no Brasil, como o filme - adaptação da obra Memórias do Distrito de Diamantina,  de João Felício dos Santos - dialogou com a época em que fora lançado. Filmado durante a ditadura militar, a história de uma negra escravizada que ambiciona a liberdade relacionou-se com o contexto político do Brasil na época de seu lançamento. 

Após o filme, Bertha Lohmann e Gabriel Torelly tecerão comentários e análises sobre a sociedade colonial brasileira retratada no filme e alguns de seus aspectos mais importantes; entre estes, a escravidão. A sessão, pela primeira vez na história do ciclo, acontece na sala P.F. Gastal, localizada no 3° andar da Usina do Gasômetro. A entrada, como sempre, é franca. 



 Ficha Técnica 
Xica da Silva (idem, Brasil, 1976)
Direção: 
Cacá Diegues
Elenco: Zezé Motta, Walmor Chagas, José Wilker.
Classificação: 18 anos.

História do Brasil
Local: P.F. Gastal (Av. Pres. João Goulart, 551 -3° andar da Usina
do Gasômetro)
Quarta-Feira, às 19h.
ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário