terça-feira, 19 de junho de 2012

23/06 - "Agonia e Êxtase" - História Moderna

No História no Cinema para Vestibulandos 2012 dessa semana vamos nos deslumbrar ao entrar na “Modernidade”. O filme será "Agonia e Êxtase", de Carol Reed. A sessão seguida de palestra tem início ás 9h30min e acontecerá nesse sábado dia 23 de junho no CineBancários, com entrada gratuita. A temática é Renascimento Cultural.

O clássico Agonia e Êxtase é uma verdadeira aula de história focando o renascimento italiano a partir da tensa relação entre o pintor Michelangelo (Charlton Heston) e o papa Júlio II (Rex Harrison, de My Fair Lady). O artista foi contratado para pintar o teto da Capela Cistina, mas, como todo bom renascentista, ele tinha um tempo próprio para desenvolver seus projetos. O filme mostra Michelangelo como uma figura proeminente na sociedade florentina, um artista ímpar que está criando sua maior obra-prima, lida com as exigências religiosas impostas pelo pai de todos os cristãos. A relação entre os dois explora os conflitos éticos e morais vividos na época, como a Igreja sendo contestada pelos seus atos (descontentamento que originaria a Reforma do século XVI) e o redescobrimento da arte greco-romana com o reviver das línguas “mortas” (Latim e Grego). Enquanto um vive para Deus, outro para sua arte, criando um embate entre a fé e a vontade do artista. O roteiro é baseado no best-seller homônimo do escritor Irving Stone, e o filme conquista ainda pelas belas imagens da Florença, com suas torres, catedrais e estátuas.

Para explorar essa temática tão fascinante temos o Prof. Dr. Luiz Carlos Bombassaro, que trabalha com Filosofia da Educação/UFRGS e pesquisa sobre as mentalidades no Renascimento e Giordano Bruno; e a aluna de licenciatura em História/UFRGS Hariagi Borba Nunes, que se interessa sobre arte Renascentista em uma perspectiva Iconológica.

~ Ficha Técnica ~
Lançamento: 1965 (EUA)
Direção: Carol Reed.
Roteiro:
Elenco: Rex Harrison, Diane Cilento, e Charlton Heston.
Duração: 138min
Trailer oficial (em inglês):
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário