![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiqt2KI7-BMOdGXcNX3z0UvvTsMTMqxrMWGWViJmiApii1B2ZQu1lzAFCiY9fQ6l1UlBhp_XJZiTUsZhsMvfLJ91jADIilaaGknen9zJv94n7fMvR1mM53_tpOL4R-1Oldt2I7rCCy1hNI/s1600/54b7d61094756e09a610254a29c69b7c_jpg_290x478_upscale_q90.jpg)
Dia 16 de agosto, sábado, às 9h30, daremos continuidade ao núcleo de História do Brasil na Sala PF Gastal (Av. Pres. João Goulart, 551 – 3° andar Usina do Gasômetro, Porto Alegre).
Local: Sala PF Gastal
Temática: República Velha
Filme: "São Bernardo" (Leon Hirszman, 1972)
Palestrantes: Aécio Diego Pereira Severo e Alejandro Gomes Romero
Baseado no romance homônimo de Graciliano Ramos, o longa São Bernardo conta a história de Paulo Honório, um homem de vida dura, um modesto caixeiro-viajante que enriquece, valendo-se de métodos violentos, e que procura tornar-se um grande proprietário de terras. Consegue através de seu jeitinho para negócios a compra da fazenda chamada São Bernardo e contrata um casamento com Madalena, a esclarecida professora da cidade. Para atingir seus objetivos de latifundiário, elimina todos os obstáculos que se posicionam à sua frente, inclusive pessoas. Astucioso e desonesto, o protagonista olha o mundo visando apenas o lucro que lhe possam trazer.
Paulo Honório é um homem torturado constantemente por suas
obsessões e desconfianças, é então que conhecemos o protagonismo da professora
Madalena.
Ela faz com que um confronto comece a aparecer: de um lado
um homem forjado na dureza de suas idéias de latifundiário e, do outro, a
figura da mulher que parece ser frágil. Fragilidade apenas física, uma vez que
a mesma possui suas próprias ideias e pensamentos. Este conflito será, ao longo
da trama, levado às últimas consequencias.
Após o filme, os palestrantes Aécio Severo, professor de História no Curso Pré-Vestibular Universitário e Resgate Popular, e Alejandro Romero, professor de História no Projeto Alternativa Cidadã (PEAC), discutem República Velha a partir da obra cinematográfica.
É na Sala P.F. Gastal, às 9h30 da manhã. Entrada Franca!
FICHA TÉCNICA
• Direção: Leon Hirszman • Roteiro: Graciliano Ramos (romance), Leon Hirszman (roteiro) • Gênero: Drama • Origem: Brasil • Duração: 113 minutos • Tipo: Longa-metragem |
Nenhum comentário:
Postar um comentário