O filme escolhido é Vida de Menina, que dará espaço para uma discussão sobre República Velha. A sessão, seguida de palestra, tem início às 19 horas, e acontecerá na quarta-feira, dia 24 de julho, na P.F. Gastal , com entrada gratuita.
Palestrantes: Kauê Catalfamo e Mathias Scherer. Ambos Historiadores da UFRGS.
Pouco após a abolição da escravatura e a proclamação da república no Brasil, Helena Morley (Ludmila Dayer) começa a escrever seu diário, que revela seu universo e um país adolescente como a menina. Nesse momento da vida Helena é magra, desengonçada e sardenta, além de se achar feia. Não é boa aluna nem comportada como sua irmã Luizinha, tendo o apelido de "Tempestade". Mas Helena, escreve como nenhuma outra garota de Diamantina. É neste diário que Helena debocha e desmascara as pretensas virtudes alheias. Procurando com sofreguidão não perder uma infantil alegria de viver, e reinventando o mundo à sua maneira.
Após o filme, Kauê Catalfamo e Mathias Scherer tecerão comentários e análises sobre a sociedade colonial brasileira retratada no filme e alguns de seus aspectos mais importantes; entre estes, a escravidão. A sessão acontece na sala P.F. Gastal, localizada no 3° andar da Usina do Gasômetro. A entrada, como sempre, é franca.
Ficha Técnica
- Vida de Menina (2003 - 1h 41min)
- Dirigido porHelena SolbergElenco: Daniela Escobar
- Trailer
História do Brasil
Local: P.F. Gastal (Av. Pres. João Goulart, 551 -3° andar da Usina
do Gasômetro)
Quarta-Feira, às 19h.
ENTRADA FRANCA
Quarta-Feira, às 19h.
ENTRADA FRANCA
Nenhum comentário:
Postar um comentário