Quarta-Feira, dia 12/06, damos início ao núcleo de História do Brasil deste ano, na sala P.F. Gastal!
O filme escolhido é Xica da Silva (Cacá Diegues, 1976), que dará espaço para uma discussão sobre Brasil Colônia e Escravismo. A sessão, seguida de palestra, tem início às 19 horas, e acontecerá na quarta-feira, dia 12 de junho, na P.F. Gastal , com entrada gratuita.
Palestrantes: Bertha Lohmann, graduanda em História pela UFRGS, e Gabriel Torelly, mestrando em Educação e ensino de História.
Não somente a personagem foi considerada um símbolo da emancipação negra e feminina no Brasil, como o filme - adaptação da obra Memórias do Distrito de Diamantina, de João Felício dos Santos - dialogou com a época em que fora lançado. Filmado durante a ditadura militar, a história de uma negra escravizada que ambiciona a liberdade relacionou-se com o contexto político do Brasil na época de seu lançamento.
Após o filme, Bertha Lohmann e Gabriel Torelly tecerão comentários e análises sobre a sociedade colonial brasileira retratada no filme e alguns de seus aspectos mais importantes; entre estes, a escravidão. A sessão, pela primeira vez na história do ciclo, acontece na sala P.F. Gastal, localizada no 3° andar da Usina do Gasômetro. A entrada, como sempre, é franca.
Ficha Técnica
Xica da Silva (idem, Brasil, 1976)
Direção: Cacá Diegues
Elenco: Zezé Motta, Walmor Chagas, José Wilker.Direção: Cacá Diegues
Classificação: 18 anos.
História do Brasil
Local: P.F. Gastal (Av. Pres. João Goulart, 551 -3° andar da Usina
do Gasômetro)
Quarta-Feira, às 19h.
ENTRADA FRANCA
Quarta-Feira, às 19h.
ENTRADA FRANCA
Nenhum comentário:
Postar um comentário