A sessão seguida de palestra tem início ás 9h30min e acontecerá no sábado, dia 24 de novembro, no CineBancários , com entrada gratuita.
O enredo conta, com diversas licenças ficcionais, a história verídica do sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, em setembro de 1969, por integrantes dos grupos guerrilheiros de esquerda MR-8 e Ação Libertadora Nacional. A organização, então já atuando como um grupo de guerrilha urbana, tornou-se nacional e internacionalmente conhecida com seu papel preponderante no sequestro. A ação foi realizada, em princípio, para libertar seu líder, Vladimir Palmeira (MR-8), preso desde o ano anterior, e fazer propaganda política, chamando a atenção internacional para a ditadura militar instituída no Brasil.
Ditadura militar no Brasil que vem desde o Golpe de 1964, quando as Forças Armadas do Brasil derrubaram o governo do presidente eleito João Goulart. Com a ditadura a Constituição foi substituída pela Constituição de 1967, e ao mesmo tempo, ocorreram a dissolução do Congresso Brasileiro, a supressão de liberdades individuais e a criação de um código de processo penal militar que permitiu que o Exército brasileiro e a polícia militar do Brasil pudessem prender e encarcerar pessoas consideradas suspeitas, além de impossibilitar qualquer revisão judicial e utilizar da tortura como prática de ação.
Assim se constrói o retrato da situação brasileira e a ação do grupo dos sequestradores, que no filme são retratados muito superficialmente e até mesmo de maneira pejorativa, não ficando totalmente claro a importância que esses movimentos tiveram na luta contra a extrema direita.
Após o filme teremos a palestra de Marla Assumpção e Adão Tadeu Fraga ambos da UFRGS, que explicaram o período da ditadura e dos movimentos revolucionários com uma visão das possíveis questões do vestibular
~ Ficha Técnica ~Filme: “O que é isso companheiro?” (110min/1997)
Direção: Bruno Barreto
Roteiro: Leopoldo Serran, Fernando Gabeira (livro)
Elenco Original: Fernanda Torres, Pedro Cardoso,Alan Arkin, Luiz Fernando Guimarães, Cláudia Abreu
Nenhum comentário:
Postar um comentário